26/05/2023

Energia hidráulica cresce mais de 16% no Brasil

O crescimento da energia hidráulica no Brasil foi de 16,7% em 2022 em comparação com o ano anterior. A melhoria nos indicadores pluviométricos (maior disponibilidade de água para a geração) em 2022 foi determinante.

A energia necessária para movimentar a economia do país é objeto de acompanhamento e Balanço Energético Nacional pela Empresa de Pesquisa Energética sob a denominação OIE (Oferta Interna de Energia).

Segundo levantamento do Ministério de Minas e Energia, além do considerável aumento da geração hidráulica (mais de 16%), cresceram a geração eólica (mais de 12%) e solar (mais de 78%). O incremento da geração elétrica renovável provocou uma grande redução da participação das termelétricas (cerca de 20% de queda para térmicas a diesel e a óleo combustível).

Com isso, as fontes renováveis alcançaram 87,4% de participação na Oferta Interna de Energia Elétrica. As informações divulgadas pelo Ministério de Minas e Energia constam no Boletim Mensal divulgado em março, referente ao mês de dezembro de 2022.


Voltar